Jesus, o bom Pastor

02/09/2024

Na Bíblia, era comum associar líderes políticos à imagem de um pastor, que toma conta de suas ovelhas. Pelo fato da agricultura e pecuária serem difundidas e presentes naquele contexto, essa metáfora era facilmente compreensível para o povo.

Por serem presas na natureza, as ovelhas possuem visão lateralizada, o que as ajuda a enxergar o que está ao seu redor e a se protegerem. Contudo, sua visão não tem grande alcance e são míopes, enxergando apenas a pouco mais de dez metros, e isso as torna vulneráveis aos ataques de predadores.

Uma outra característica desses animais é que eles conseguem reconhecer seus cuidadores pelo cheiro ou pela voz. Dessa forma, elas seguem e acompanham apenas o seu pastor, que as protege de ladrões, que poderiam se aproximar delas para roubá-las ou matá-las.

Devido à sua natureza, se há algo que elas precisam para se protegerem, é de um bom pastor. A Bíblia também usa a metáfora do pastor e suas ovelhas para retratar Deus e o Seu povo, sendo ela já utilizada no Antigo Testamento, por exemplo, pelo profeta Ezequiel, para anunciar a Israel que Deus haveria de restaurar seu povo e resgatá-lo das mãos de maus pastores. Assim, ele mesmo declara ser um bom pastor.

"'Porque assim diz o Soberano Senhor: Eu mesmo buscarei as minhas ovelhas e delas cuidarei. Assim como o pastor busca as ovelhas dispersas quando está cuidando do rebanho, também tomarei conta de minhas ovelhas. Eu as resgatarei de todos os lugares para onde foram dispersas num dia de nuvens e de trevas. Eu as farei sair das outras nações e as reunirei, trazendo-as dos outros povos para a sua própria terra. E as apascentarei nos montes de Israel, nos vales e em todos os povoados do país. Tomarei conta delas numa boa pastagem, e os altos dos montes de Israel serão a terra onde pastarão; ali se alimentarão num rico pasto nos montes de Israel. Eu mesmo tomarei conta das minhas ovelhas e as farei deitar-se, palavra do Soberano Senhor. (Ez 34: 11-15)

Mas afinal, quem seria este bom pastor? Quais sinais o distinguiria? Séculos mais tarde, Jesus trouxe a resposta, sem sequer ser necessário desvendar um enigma para descobrir quem Ele seria. O próprio Pastor o declarou para o seu rebanho.

"Eu lhes asseguro que aquele que não entra no aprisco das ovelhas pela porta, mas sobe por outro lugar, é ladrão e assaltante. Aquele que entra pela porta é o pastor das ovelhas. O porteiro abre-lhe a porta, e as ovelhas ouvem a sua voz. Ele chama as suas ovelhas pelo nome e as leva para fora. Depois de conduzir para fora todas as suas ovelhas, vai adiante delas, e estas o seguem, porque conhecem a sua voz. Mas nunca seguirão um estranho; na verdade, fugirão dele, porque não reconhecem a voz de estranhos". Jesus usou essa comparação, mas eles não compreenderam o que lhes estava falando. Então Jesus afirmou de novo: "Digo-lhes a verdade: Eu sou a porta das ovelhas. Todos os que vieram antes de mim eram ladrões e assaltantes, mas as ovelhas não os ouviram. Eu sou a porta; quem entra por mim será salvo. Entrará e sairá, e encontrará pastagem. O ladrão vem apenas para furtar, matar e destruir; eu vim para que tenham vida, e a tenham plenamente. "Eu sou o bom pastor. O bom pastor dá a sua vida pelas ovelhas. O assalariado não é o pastor a quem as ovelhas pertencem. Assim, quando vê que o lobo vem, abandona as ovelhas e foge. Então o lobo ataca o rebanho e o dispersa. Ele foge porque é assalariado e não se importa com as ovelhas. "Eu sou o bom pastor; conheço as minhas ovelhas; e elas me conhecem; assim como o Pai me conhece e eu conheço o Pai; e dou a minha vida pelas ovelhas. (Jo 10: 1-15)

Que maravilha!! A Bíblia prometeu que enviaria o pastor das ovelhas que as levaria para o aprisco e cuidaria delas, para sempre, e que as protegeria e guardaria. O cumprimento dessa promessa já iniciou há pouco mais de dois mil anos, quando o Bom Pastor, Jesus, veio ao mundo e habitou entre nós, e terminará no porvir, quando Ele prometeu receber suas ovelhas nos apriscos celestiais, onde estaremos livres de todo o mal, para sempre.

Então vi um novo céu e uma nova terra, pois o primeiro céu e a primeira terra tinham passado; e o mar já não existia. Vi a cidade santa, a nova Jerusalém, que descia do céu, da parte de Deus, preparada como uma noiva adornada para o seu marido. Ouvi uma forte voz que vinha do trono e dizia: "Agora o tabernáculo de Deus está com os homens, com os quais ele viverá. Eles serão os seus povos; o próprio Deus estará com eles e será o seu Deus. Ele enxugará dos seus olhos toda lágrima. Não haverá mais morte, nem tristeza, nem choro, nem dor, pois a antiga ordem já passou". (Ap 21: 1-4).

Assim como as ovelhas precisam de um pastor que cuide delas, nós também precisamos de um. Jesus, nosso pastor, tem um cajado com o qual nos protege contra os perigos e nos guia para os verdes pastos. Que, assim como as ovelhas ouvem e reconhecem a voz de seu pastor, os nossos ouvidos permaneçam sensíveis à sua voz, pois assim estaremos sempre seguros e abrigados. Sem dúvida, Ele não faltará.